Atividades Dicas Vídeos e Muito Mais

Sobre o #PVPorUmBemMaior

O mundo atravessa uma crise há tempos não vivida. Estamos todos nos adaptando às novas necessidades. O momento exige cuidados com a saúde física e mental. Pensando nisso, a Projeto Vida preparou algumas dicas para ajudar as famílias a aproveitarem a rotina de forma saudável e produtiva.

Compartilhe

Compartilhe nossas dicas e conteúdos em suas redes sociais.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

É sempre bom lembrar!

Informações de saúde e higiene

  • Lave as mãos com frequência;
  • O álcool em gel 70% também é eficiente;
  • Higienize suas compras logo ao chegar da rua;
  • Mantenha distância social;
  • Fique atento aos sintomas de gripe e procure ajuda se necessário.

Vídeos

Confira mensagens e conteúdos exclusivos da Projeto Vida.

Mônica Padroni

Pílulas para a quarentena! Parte 1

Pílulas para a quarentena! Parte 2

Música para alegrar!

Dia de plantio!

Desafio literário!

Era uma vez...

"Lavar as mãos"

Trilha "Os mundos de Raimundo"

Dicas literárias!

Dicas literárias!

Experiência!

Lives da Projeto

LIVE : COMO INCENTIVAR AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES LEREM NESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO?

MINDFULNESS Adriana Coan e Daniela Degani

LIDANDO COM AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Pílulas para a quarentena! Parte 2

Era uma vez...

Dicas literárias!

Nossa Playlist

Uma playlist colaborativa criada em parceria com a comunidade escolar. Músicas para relaxar, despertar emoções e acalmar os ânimos.

Atividades

Preparamos algumas sugestões e dicas de atividades para serem realizadas em casa no tempo livre.

O engajamento com atividades artísticas no período de quarentena é uma excelente alternativa para preencher o tempo livre e ocioso das crianças e adolescentes. Através de exercícios que envolvem a criatividade, as pessoas revelam seus pensamentos, sentimentos e interesses. Elas ativam o bem-estar mental e trabalham competências importantes para a vida.

Explorar cores e texturas pode se transformar numa divertida caça ao tesouro sensorial. Essa brincadeira não exige nenhum material especial, apenas o que já existe no ambiente. Escolha objetos na casa com características diferentes, como mole, liso, duro, áspero e macio e peça para seu filho encontrar coisas com essas texturas.

Vamos fazer uma experiência? Pegue uma folha de sulfite, um limão e um palito de dente. Esprema o suco do limão, molhe o palito de dente nele e comece a escrever na folha. Espere secar e verá que o papel voltará a ficar branco, sendo impossível ler sua mensagem. 😮

Fazer colagem é uma excelente forma de passar o tempo, além de ser educativo. Até mesmo os adultos se aventuram e se divertem recortando, colando e criando.

Brincar com massinha de modelar é uma das atividades preferidas das crianças.
Fazer a própria massinha de modelar pode ser uma opção divertida para esse período de isolamento social, com as crianças em casa.

Passo a passo para fazer um foguete de papel higiênico:
A primeira tarefa é fazer o cone que será o topo do foguete. Você precisa desenhar e recortar uma circunferência usando o papel cartão ou cartolina.

Receitas

Preparamos algumas sugestões e dicas de receitas para serem preparadas em casa no tempo livre.

Uma receita prática e rápida para fazer para as crianças de lanche da tarde. Aprenda a fazer essa deliciosa torta salgada de caneca, em poucos minutos no microondas!

O bolo de beterraba é fofinho, nutritivo e delicioso. Uma ótima opção para inserir a beterraba na alimentação das crianças que comem esse alimento fazendo careta!

Este bolo de banana integral é muito nutritivo e saboroso. É um bolo fofinho e denso ao mesmo tempo, tenho certeza que você vai amar a textura dele na boca!

Esses pãezinhos de mandioquinha são amarelinhos, fofos e têm aquela textura de pão de queijo tradicional que toda criança adora. É uma opção de lanche ou café da manhã saudável parra toda família.

O mandioqueijo é a versão vegana e saudável do queijo. Também é indicado para os intolerantes a lactose. Fácil e rápido de fazer e o resultado é aquele puxa delicioso quando derretido!

Aprenda a receita do tradicional pão indiano macio e saboroso. Fácil de preparar, o pão naan fica pronto em alguns minutos. Vai bem como acompanhamento de qualquer refeição. Além disso, fica uma delícia com pastinhas.

Redondinho e bem dourado, com a casquinha crocante e o miolo levemente puxa-puxa e sabor marcante de queijo: depois de muitos testes, muitos mesmo, chegamos ao pão de queijo ideal.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum

Também conhecido como pão ázimo, o chapati é uma daquelas receitas que sobrevive ao tempo. O pãozinho indiano, um dos mais antigos do mundo, é uma maravilha: não leva fermento e é feito na chapa!

Nesta versão bem fofinha do mineiríssimo pão de queijo, pedaços cozidos e bem macios de inhame servem de base para a massa, que leva polvilho, azeite e queijo minas.

Lorem Ipsum

Lorem ipsum

Filmes

Prepare a pipoca e escolha um filme indicado pela Projeto para assistir em família!

Documentários

Preparamos uma seleção de documentários interessantes disponíveis no Netflix para entreter e aprender.

Livros

Ler é uma ótima forma de passar o tempo livre. Veja alguns títulos indicados pelos educadores da Projeto Vida.

Apps

Alguns aplicativos podem lhe ajudar a tornar sua rotina mais produtiva e organizada. Confira alguns:

Jogos

Confira alguns jogos online para brincar e se divertir no tempo livre.

Canais no Youtube

Selecionamos alguns canais do Youtube com conteúdos interessantes para assistir no tempo livre. Confira!

Cursos Online

Aprenda novas habilidades com cursos gratuitos online!

São 14 áreas disponíveis com diversos temas e pessoas do mundo todo podem se inscrever, sem nenhuma restrição acadêmica.

Como a recomendação é ficar em casa, a da Faber-Castell liberou acesso gratuito a todos os cursos da nossa plataforma online.

O curso é composto por seis videoaulas, cada uma apresentando uma etapa da construção de uma página de história em quadrinhos, desde a leitura do roteiro, planejamento e concepção de thumbnails.

Aprofunde seus conhecimentos em temas que impactam o mundo contemporâneo. Casa do Saber on Demand: o prazer de pensar e aprender.

Perfis para acompanhar no Instagram

Estes são alguns perfis no Instagram que a Projeto Vida segue e indica!

Perfis para acompanhar no Instagram

Estes são alguns perfis no Instagram que a Projeto Vida segue e indica!

Outras Dicas e Informações

Confira outras dicas e informações!

Em Harvard, o Center on the Developing Child, que estuda desenvolvimento infantil, preparou um guia para ensinar pais, professores e cuidadores a estimular, em crianças de todas as idades, essas que são conhecidas como "habilidades para a vida"

A Escola Projeto Vida está participando do Projeto Rede Proteção Solidária, um coletivo de escolas que está construindo “faceshields”, que são EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) utilizados por profissionais da saúde. Essas produções são destinadas à hospitais e demais unidades de saúde.

Voltado para mães, pais e crianças de até 10 anos, o Maritaca é um programa de contação de histórias que dá dicas de livros e músicas

A Google Arte e Cultura decidiu unir-se com mais de 500 museus e estão a oferecer visitas virtuais a qualquer pessoa.

Fases da Vida aborda desde o período pré-natal até o fim da infância e início da adolescência, período não contemplado especificamente nos livros anteriores. Passa ainda pelo tema da psicomotricidade, conceito fundamental para compreender e estimular o desenvolvimento da criança desde seus primeiros meses de vida.

Educação Infantil | R. Sóror Angélica, 364 – Jardim São Bento – São Paulo, SP

Ensino Fundamental I e II | R. Valdemar Martins, 148 – Casa Verde – São Paulo – SP

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Atividades | Arte criativa

O engajamento com atividades artísticas no período de quarentena é uma excelente alternativa para preencher o tempo livre e ocioso das crianças e adolescentes. Através de exercícios que envolvem a criatividade, as pessoas revelam seus pensamentos, sentimentos e interesses. Elas ativam o bem-estar mental e trabalham competências importantes para a vida.

Pegue papel, cartolina ou até mesmo um pedaço de uma caixa de papelão e desafie seu filho a criar uma arte utilizando materiais de pintura, desenho e colagem. Peça para ele colocar suas emoções e expressar seus sentimentos sobre o momento atual. Ou, ainda, demonstrar como acredita que podemos solucionar o problema de saúde que o mundo enfrenta agora.

Atividades | Caça ao tesouro sensorial

Explorar cores e texturas pode se transformar numa divertida caça ao tesouro sensorial. Essa brincadeira não exige nenhum material especial, apenas o que já existe no ambiente. Escolha objetos na casa com características diferentes, como mole, liso, duro, áspero e macio e peça para seu filho encontrar coisas com essas texturas.

Para colocar um pouco de dificuldade, insira um cronometro na brincadeira e limite o tempo que a criança terá para encontrar.

Atividades | Tinta invisível

Vamos fazer uma experiência? Pegue uma folha de sulfite, um limão e um palito de dente. Esprema o suco do limão, molhe o palito de dente nele e comece a escrever na folha. Espere secar e verá que o papel voltará a ficar branco, sendo impossível ler sua mensagem.

Essa técnica era utilizada durante a segunda guerra mundial para evitar que informações importantes de estratégias fossem interceptadas e descobertas. A escrita feita aparece ao aquecer o papel, num ferro de passar ou forno, por exemplo. (Com ajuda de um adulto, claro)

Dessa forma, você poderá escrever cartas secretas ou fazer um desenho que ficará escondido.

Atividades | Colagem

Fazer colagem é uma excelente forma de passar o tempo, além de ser educativo. Até mesmo os adultos se aventuram e se divertem recortando, colando e criando. É uma atividade indicada para crianças de várias idades, desde os pequenos, a partir de 4 anos, até adolescentes, pois desperta o senso de arte e a criatividade.

Pegue papéis de vários tipos (crepom, cartolina, color set e outros), jornal, revistas. Também é possível puxar imagens da internet, se tiver impressora em casa. Tenha uma boa tesoura e cola bastão ou líquida a mãos para fazer o trabalho. O próximo passo é usar a criatividade para juntar os recortes criando uma composição. Quando estiver pronto, você pode emoldurar ou até mesmo criar uma pasta galeria com várias criações de seu filho!

Atividades | Massinha caseira

Brincar com massinha de modelar é uma das atividades preferidas das crianças.

Fazer a própria massinha de modelar pode ser uma opção divertida para esse período de isolamento social, com as crianças em casa. É possível escolher as cores que você deseja para incentivar a imaginação do seu filho e criar uma brinquedo natural, sem os componentes químicos que podem fazer mal.

Você vai precisar de gotas de corante alimentício, 2 colheres de açúcar, 2 xícaras de água, ½ xícara de amido de milho e 1 colher pequena de sal. Leve o açúcar, a água, o amido de milho e o sal ao fogo baixo até engrossar. Acrescente o corante alimentício e espere esfriar. Repita para as outras cores.

Atividades | Foguete de papel higiênico

Passo a passo para fazer um foguete de papel higiênico:

A primeira tarefa é fazer o cone que será o topo do foguete. Você precisa desenhar e recortar uma circunferência usando o papel cartão ou cartolina. Use um compasso ou um objeto esférico para fazer uma circunferência perfeita.

Depois, para transformar o círculo em cone, você precisa retirar 1/4 do círculo, como se estivesse removendo um triângulo.

O próximo passo é recortar as asas do foguete. Desenhe dois triângulos e recorte.

Use durex para colar as partes do foguete e explore sua criatividade e personalizar do seu jeito com tinta, canetinha, adesivos ou lápis de cor.

Receitas | Torta Salgada na caneca

Ingredientes:

  • 1 ovo pequeno batido;
  • 4 colheres (chá) de leite integral;
  • 1 colher (chá) de óleo;
  • 1 pitada de açúcar;
  • 1 colher (café) nivelada de sal;
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 colher (café) nivelada de fermento em pó;
  • 1 colher (sopa) de peito de frango cozido, temperado e desfiado (ou qualquer outra sobrinha de carne ou legumes para colocar no recheio);
  • 1 colher (sopa) de requeijão;

Modo de Preparo:

Coloque o ovo em uma tigela e junte o leite misturado com o óleo. Acrescente o açúcar, o sal, a farinha e o fermento. Misture até a massa ficar lisinha. Reserve. Em outra tigela, misture o frango com o requeijão. Coloque 2 colheres (sopa) de massa em uma caneca untada com óleo e cubra com a mistura de frango e requeijão. Complete com a massa restante e leve ao micro-ondas, em potência alta, por 2 minutos.

Receitas | Bolo de Beterraba

Ingredientes:

Massa:

  • 1 xícara (chá) suco de Laranja;
  • 4 xícaras (chá) de beterraba picada;
  • 3 ovos;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • ¾ de xícara (chá) de óleo;
  • 3 xícaras (chá) farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;

 

Cobertura:

  • 1 colher (sopa) de margarina;
  • 3 colheres (sopa) de achocolatado;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de Leite;

 

Modo de Preparo:
Junte o suco de laranja e as beterrabas e bata no liquidificador. Reserve. À parte, bata as gemas, o açúcar e o óleo. Acrescente aos poucos o suco batido. Adicione a farinha de trigo. Por último, coloque as claras em neve e o fermento. Asse em forno médio. Para a cobertura, derreta a margarina, junte o achocolatado, o açúcar e, por último, o leite. Deixe ferver até incorporar. Coloque a cobertura sobre o bolo ainda quente.

Dica: A cobertura pode ser substituída por calda de laranja.

Receitas | Bolo de banana integral com aveia

Este bolo de banana integral é muito nutritivo e saboroso. É um bolo fofinho e denso ao mesmo tempo, tenho certeza que você vai amar a textura dele na boca!

Ingredientes:

  • 1 xícara de bananas maduras (250 gramas ou 3 bananas médias);
  • 3 ovos (150 gramas);
  • 2 colheres de sopa de suco de limão (30 ml – opcional, mas faz toda diferença no sabor);
  • 1 colher de chá de canela em pó (4 gramas – opcional);
  • Pitada de sal (1 grama);
  • 1/3 xícara de açúcar mascavo (60 gramas);
  • 1/3 xícara de óleo (80 ml);
  • 1 xícara de farinha de aveia (120 gramas);
  • 1/3 xícara de amido de milho (36 gramas);
  • 1/4 xícara de passas (40 gramas – opcional);
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (15 gramas);


Modo de Preparo:

Unte uma forma redonda de furo no meio (23 cm de diâmetro) ou uma forma retangular (20 x 30 cm) e polvilhe um pouco de farinha de arroz. Preaqueça o forno a 180º C. Descasque as bananas e amasse-as com um garfo dentro de uma bacia média até virar um purê. Meça o volume de 1 xícara ou pese na balança 250 gramas. Adicione os ovos, o suco de limão, a canela, o sal e misture com o garfo até virar uma mistura mais homogênea. Adicione o açúcar e o óleo e mexa novamente. Adicione a farinha de aveia e o amido de milho e mexa bem até obter uma massa homogênea. Para que as passas não afundem muito no bolo polvilhe-as com um pouco de amido de milho ou farinha de arroz e coloque-as na massa. Finalize com o fermento em pó e mexa rapidamente. Transfira a massa para a forma previamente untada com óleo e polvilhada com farinha de arroz. Leve para assar em forno preaquecido 180º C por aproximadamente 25 minutos. Quando sua casa cheirar a bolo faça o teste do palito, se sair limpo está pronto.

Receitas | Pão de queijo de mandioquinha

Ingredientes:

  • ½ xíc de chá de água;
  • 1/3 xíc de chá de óleo;
  • 1 xíc de chá de polvilho doce;
  • 1 xíc de chá de polvilho azedo;
  • 1 col de chá de sal;
  • 2 xíc de chá de mandioquinha cozida (ou 500g);
  • Orégano ou manjericão a gosto;

Modo de preparo:

Coloque a água e o óleo para aquecer juntos. Junte os demais ingredientes (menos a mandioquinha) numa vasilha de vidro ou numa panela. Jogue a água e o óleo aquecidos em cima dos polvilhos e mexa bem, até formar uma farofa, continue mexendo até amornar. Coloque a mandioquinha e amasse até ficar uma massa lisa. Faça bolinhas do tamanho que desejar e coloque em assadeira untada com óleo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC até dourar. Quando os pãezinhos começarem a rachar e ficarem opacos já estão prontos.
Rendimento: 26 pãezinhos pequenos.

Receitas | Mandioqueijo

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de Mandioca crua;
  • 1 ovo;
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 2 colheres (sopa) de margarina;
  • Sal a gosto;

  • Para empanar:
  • A clara de 1 ovo;
  • 70g de queijo ralado;

Modo de Preparo:

Cozinhe a mandioca até desmanchar. Amasse com um garfo e acrescente o ovo, a margarina e a farinha de trigo. Verifique o sal. Com as mãos umedecidas, faça bolinhas, empane a clara de ovo e no queijo. Leve ao forno para assar em fôrma untada por 20 min.

Receitas | Naan (pão indiano)

Este pãozinho indiano vai bem como acompanhamento de qualquer refeição. Além disso, fica uma delícia com pastinhas e até mesmo no lanche.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 ½ colher (chá) de fermento biológico seco (cerca de 5 g);
  • ⅓ xícara (chá) de iogurte natural sem açúcar;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 colher (chá) de açúcar;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 2 colheres (sopa) de água morna;
  • ¼ xícara (chá) de água;
  • farinha de trigo para polvilhar;

Modo de Preparo:

Numa tigela, misture o fermento, o açúcar e a água morna. Deixe descansar até espumar, por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, separe os outros ingredientes: retire o iogurte da geladeira; leve a manteiga para derreter no micro-ondas e deixe em temperatura ambiente. Assim que a mistura de fermento espumar, acrescente o iogurte e misture apenas para incorporar.

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Abra um buraco no centro, junte a mistura de fermento e a manteiga derretida. Com uma das mãos, misture a farinha com os líquidos – faça movimentos circulares do centro para a borda da tigela. Acrescente metade da água e misture bem, amassando com a mão. Aos poucos, junte o restante da água, sovando a massa: aperte, amasse, estique e amasse novamente, dentro da tigela, por cerca de 10 minutos, até atingir uma textura macia e úmida. Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo, mas evite juntar mais farinha na massa. Ela fica bem molenga inicialmente e, à medida que vamos sovando, ela fica no ponto. Marque os 10 minutos no relógio!

Cubra com filme e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até que a massa cresça – ela aumenta cerca de ⅓ do volume. Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha. Retire a massa da tigela, aperte delicadamente para retirar o ar e modele com as duas mãos até formar um rolinho. Corte a massa em 10 pedaços e modele cada um como uma bolinha de pingue-pongue. Com o rolo de macarrão, abra cada bolinha até formar um disco de cerca de 10 cm de diâmetro – se a massa começar a grudar na bancada ou no rolo, polvilhe com mais farinha.

Enquanto abre os discos, aqueça uma frigideira (de preferência antiaderente) em fogo médio, sem untar. Quando estiver quente, coloque o disco de massa e deixe o pão assar por cerca de 30 segundos, até começar a formar bolhas. Vire o pão e deixe por mais 15 segundos na frigideira, para terminar de cozinhar e dar uma leve chamuscada. Transfira o pão para uma cesta (ou prato) e repita com o os outros discos – a cada 3 pães, limpe o fundo da frigideira com papel-toalha. Sirva a seguir. Para manter os pãezinhos macios, deixe esfriar e conserve em saco plástico, bem fechado por até 3 dias.

Receitas | Pão de queijo

Redondinho e bem dourado, com a casquinha crocante e o miolo levemente puxa-puxa e sabor marcante de queijo: depois de muitos testes, muitos mesmo, chegamos ao pão de queijo ideal. Você pode preparar e assar na hora, pode guardar para assar depois ou ainda pode congelar as bolinhas cruas. Aí quando quiser pão de queijo quentinho é só levar do congelador ao forno preaquecido. Tem explicação detalhada aqui na receita.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de polvilho azedo;
  • 1 xícara (chá) de polvilho doce;
  • 1 ½ xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso;
  • 3 ovos;
  • 1 ½ xícara (chá) de água;
  • ¼ de xícara (chá) de óleo;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • óleo a gosto para untar as mãos;

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe duas assadeiras médias antiaderentes (caso não sejam antiaderentes unte com uma camada fina de óleo).

Coloque a água e o óleo numa panela pequena e leve ao fogo médio para ferver. Enquanto isso, numa tigela grande, misture os polvilhos e o sal – atenção ao medir o polvilho: por ser um ingrediente leve, vá enchendo a xícara com o saco até formar um montinho e então nivele com uma faca, ou encha a xícara e dê batidinhas para o pó assentar e preencha o que faltar.

Assim que a mistura de água e óleo ferver, despeje aos poucos sobre a mistura de polvilhos, para escaldar. Mexa bem com uma colher de pau (ou espátula), até incorporar todo o líquido. Espere a massa amornar. Mas espere mesmo: se ela estiver quente e você seguir a receita, vai cozinhar os ovos que serão adicionados e derreter o queijo ralado, fazendo com que o preparo desande. Adicione o queijo ralado e misture bem.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à massa – se um estiver estragado, você não perde a receita. Misture vigorosamente a cada adição, para incorporar cada ovo totalmente, de preferência com a colher de pau. A massa não vai ficar lisa, não se assuste é assim mesmo. A textura é um pouco mais rústica, com gruminhos de polvilho, e um pouco pegajosa. O importante é que todos os ingredientes estejam bem misturados, sem ficar parte líquida do ovo separada da massa.

Para modelar os pães de queijo: coloque um pouco de óleo num pires para untar as mãos; com uma colher, retire uma porção da massa e enrole do tamanho de uma bola de golf (cerca de 6 cm de diâmetro). Se a sua mão começar a ficar com massa grudada, pare, lave a mão, e unte novamente. Transfira o pão de queijo modelado para a assadeira e repita com o restante deixando espaço entre cada um – eles crescem ao assar.

Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até crescer e dourar. Retire do forno e sirva a seguir.

Tamanho coquetel
Se preferir modelar os pães de queijo menores, do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue, fique atento ao tempo de forno. Os pães de queijo vão levar cerca de 30 minutos para ficar prontos e a receita vai render mais (cerca de 30 unidades).


Pode congelar
Para congelar, leve as assadeiras com as bolinhas moldadas ao congelador. Quando estiverem bem firmes, transfira para um saco. Assim os pães de queijo não grudam um no outro. Para assar os pães de queijo congelados, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e leve os pães de queijo direto do congelador para o forno. A validade do pão de queijo congelado é de 3 meses.

Receitas | Sushi de mentirinha

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de maionese;
  • 1 xícara (chá) de muçarela ralada grosso;
  • 4 fatias de pão de forma macio e sem casca;
  • 2 fatias de peito de peru cortadas em tiras fininhas;
  • 1 pepino japonês cortado em tiras fininhas;;
  • Maionese para pincelar (opcional);
  • Gergelim torrado para decorar (opcional);

 

Modo de Preparo:

Misture a maionese com a muçarela. Passe um rolo sobre cada fatia de pão para deixá-la fininha. Cubra cada fatia com a mistura de maionese e coloque uma de cada vez sobre uma pano limpinho ou sobre uma esteira para fazer sushi. Na borda mais próxima a você, cubra o pão com as tirinhas de peito de peru e de pepino. Com a ajuda da esteira ou do pano, enrole como rocambole, bem apertadinho, Retire a esteira com cuidado e repita este processo com as outras 3 fatias de pão. Corte cada rocambole em fatias de 3 cm.

Receitas | Creme de Banana com chocolate

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de açúcar;
  • 3 colheres (sopa) de água;
  • 1 xícara (chá) de banana nanica amassadas;
  • 2 e ½ colheres (sopa) de amido de milho;
  • 1 e ½ xícara (chá) de leite integral
  • 1 colher (chá) de canela em pó;
  • 200g de chocolate ao leite picado;
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga;
  • Chocolate granulado para cobrir;

Modo de Preparo:

Leve o açúcar ao fogo, sem parar de mexer, até derreter e formar um caramelo médio. Adicione a água e deixe ferver até o açúcar dissolver e a calda afinar. Junte a banana e o amido diluído em 1 xícara (chá) do leite. Mexa até engrossar ligeiramente. Transfira para um recipiente, polvilhe com a canela e reserve.

Misture o chocolate com o leite restante e a manteiga e leve ao microondas, em potência média, por cerca de 1 minutos, mexendo na metade do tempo, até obter um creme homogêneo. Despeje sobre o creme de banana, cubra com o chocolate granulado e leve à geladeira até o momento de servir.

Receitas | Bolo de banana integral com aveia

Este bolo de banana integral é muito nutritivo e saboroso. É um bolo fofinho e denso ao mesmo tempo, tenho certeza que você vai amar a textura dele na boca!

Ingredientes:

  • 1 xícara de bananas maduras (250 gramas ou 3 bananas médias);
  • 3 ovos (150 gramas);
  • 2 colheres de sopa de suco de limão (30 ml – opcional, mas faz toda diferença no sabor);
  • 1 colher de chá de canela em pó (4 gramas – opcional);
  • Pitada de sal (1 grama);
  • 1/3 xícara de açúcar mascavo (60 gramas);
  • 1/3 xícara de óleo (80 ml);
  • 1 xícara de farinha de aveia (120 gramas);
  • 1/3 xícara de amido de milho (36 gramas);
  • 1/4 xícara de passas (40 gramas – opcional);
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (15 gramas);


Modo de Preparo:

Unte uma forma redonda de furo no meio (23 cm de diâmetro) ou uma forma retangular (20 x 30 cm) e polvilhe um pouco de farinha de arroz. Preaqueça o forno a 180º C. Descasque as bananas e amasse-as com um garfo dentro de uma bacia média até virar um purê. Meça o volume de 1 xícara ou pese na balança 250 gramas. Adicione os ovos, o suco de limão, a canela, o sal e misture com o garfo até virar uma mistura mais homogênea. Adicione o açúcar e o óleo e mexa novamente. Adicione a farinha de aveia e o amido de milho e mexa bem até obter uma massa homogênea. Para que as passas não afundem muito no bolo polvilhe-as com um pouco de amido de milho ou farinha de arroz e coloque-as na massa. Finalize com o fermento em pó e mexa rapidamente. Transfira a massa para a forma previamente untada com óleo e polvilhada com farinha de arroz. Leve para assar em forno preaquecido 180º C por aproximadamente 25 minutos. Quando sua casa cheirar a bolo faça o teste do palito, se sair limpo está pronto.

Receitas | Chapati

Também conhecido como pão ázimo, o chapati é uma daquelas receitas que sobrevive ao tempo. O pãozinho indiano, um dos mais antigos do mundo, é uma maravilha: não leva fermento e é feito na chapa!

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • ½ colher (chá) de sal;
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • ⅓ de xícara (chá) de água;
  • farinha de trigo a gosto para polvilhar a bancada;

Modo de Preparo:

Numa tigela grande misture a farinha de trigo com o sal. Regue com metade da água e misture com a mão até formar uma farofa grossa – a farinha precisa entrar em contato com um pouco de água antes do óleo, para absorver melhor o líquido.

Adicione o óleo e misture bem. Ainda dentro da tigela, acrescente aos poucos o restante da água, amassando com a mão até que a massa absorva todo o líquido.

Sove a massa por 5 minutos: aperte, amasse, estique e amasse novamente, dentro da tigela até atingir uma textura macia e elástica. Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo – é bem fina mesmo, evite juntar mais farinha na massa, o pão pode ficar ressecado.

Modele a massa numa bola e embale com filme (ou cubra com um pano) e deixe descansar por 10 minutos – esse descanso relaxa o glúten e faz o pão inflar com mais facilidade.

Modele um rolinho com a massa e, com uma espátula de padeiro (ou faca), divida em 10 porções. Enrole cada porção numa bolinha e polvilhe a bancada com farinha de trigo. Abra uma bolinha com o rolo de macarrão até formar um disco bem fino – vá polvilhando farinha sob e sobre a massa para não grudar.

Leve uma frigideira média (de preferência antiaderente) ao fogo médio – não precisa untar. Quando estiver quente, bata o disco de massa contra as mãos para tirar o excesso de farinha e coloque na frigideira. Deixe o pão assar por 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas. Com cuidado para não rasgar a massa, vire o pão com uma pinça e deixe por mais 15 segundos na frigideira – o pão vai começar a inflar. Enquanto isso, acenda uma outra boca do fogão.

Tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para chamuscar levemente. Transfira o pão para um prato e cubra com um pano de prato – assim os pães ficam macios e permanecem quentinhos. Repita com o os outros discos. Você também pode finalizar os chapatis na frigideira, basta deixar cozinhar por mais tempo depois de virar. Sirva a seguir.

PARA ARMAZENAR

Para manter os pãezinhos macios, conserve num saco plástico por até 3 dias.

Receitas | Pão de Inhame

Nesta versão bem fofinha do mineiríssimo pão de queijo, pedaços cozidos e bem macios de inhame servem de base para a massa, que leva polvilho, azeite e queijo minas.

Ingredientes:

  • 3 inhames (cerca de 350 g);
  • ½ xícara (chá) de polvilho azedo;
  • ½ xícara (chá) de polvilho doce;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • ½ xícara (chá) de queijo minas padrão ralado;

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Lave, descasque e corte os inhames em pedaços médios. Transfira para uma panela, cubra com água e leve para cozinhar em fogo médio por aproximadamente 25 minutos, até que fiquem macios. Escorra a água e, sobre uma tigela grande, passe os inhames ainda quentes por um espremedor. Acrescente os polvilhos, o azeite, o queijo e o sal e misture bem com as mãos – a massa deve ficar lisa e soltar dos dedos.
Para modelar os pães: enrole porções da massa em bolinhas e transfira para uma assadeira grande, deixando que haja espaço entre cada um – os pães inflam no forno. Leve para assar por 30 minutos, até que cresçam e fiquem dourados. Sirva a seguir.

Pode congelar
Para congelar, leve as assadeiras com as bolinhas moldadas ao congelador. Quando estiverem bem firmes, transfira para um saco. Assim os pães não grudam um no outro. Para assar os pães de inhame congelados, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e leve os pães direto do congelador para o forno. Validade – 3 meses

Receitas | Ovinho especial

Ingredientes:

  • 5 ovinhos de codorna cozidos e descascados (pode ser ovos comuns, de galinha também);
  • 1 colher (sopa) rasa de maionese;
  • 2 gotas de molho de mostarda;
  • 1 colher (chá) de ketchup;
  • 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:

Retire uma fatia bem pequena do fundo de cada ovinho, somente para eles pararem em pé. Reserve. Em outra tigela, misture o frango com o requeijão. Retire uma fatia maiorzinha do lado contrário, no topo dos ovinhos. Com uma colherzinha, retire as gemas e coloque numa tigelinha. Junte as gemas, a maionese, a mostarda, o ketchup e o sal. Amasse muito bem com um garfo. Coloque dentro de um saquinho próprio para alimentos, feche e corte uma pontinha. Recheie os ovinhos. Sirva-os decorados com uma gotinha de ketchup.

Receitas | Bolo de caneca

Ingredientes:

  • 1 ovo pequeno batido;
  • 4 colheres (chá) de leite integral fervido;
  • 2 colheres (chá) de óleo;
  • 2 colheres (sopa) niveladas de açúcar;
  • 1 colher (café) de essência de baunilha;
  • 1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo;
  • ½ colher (café) de fermento em pó;
  • 2 colheres (chá) de chocolate granulado;


Modo de Preparo:

Numa caneca de 150 a 200 ml misture o ovo com o açúcar. Junte o leite, a baunilha e o óleo. Adicione a farinha e o fermento. Acrescente o chocolate granulado. Mexa até ficar tudo bem misturado. Leve ao micro-ondas em potência alta por 1 minuto. Retire e reserve por 3 minutos. Decore a gosto e saboreie morno.