O teatro é a mais social de todas as formas de Arte. A encenação é um dos principais instrumentos por meio dos quais a sociedade comunica a seus membros seus códigos de comportamento.
Privilegiando o desenvolvimento da expressão e senso crítico, combinando harmoniosamente a conversação verbal e não verbal, o teatro proporciona ao jovem uma experiência vivencial de grande significação e abre um rico caminho para a descoberta de si mesmo e do mundo que o rodeia.
Quando vivido na adolescência pode ser muito valioso, principalmente se incluído nos currículos escolares, já que no plano individual os alunos desenvolvem habilidades criativas e expressivas específicas da área. No plano coletivo favorece e incentiva a cooperação, o diálogo, o respeito mútuo, a reflexão e a aceitação das diferenças.
Temos o teatro no currículo do 6º ano, com jogos teatrais voltados para o desenvolvimento das capacidades expressivas dos alunos. No 9º e último ano do Ensino Fundamental o teatro tornou-se um ritual de passagem, um processo de trabalho coletivo que impõe muitos desafios aos adolescentes.
Seu desenvolvimento se dá por meio do processo de Trabalho Colaborativo, que consiste na montagem de um espetáculo teatral através da colaboração criativa de cada membro do grupo. O grupo trabalhará em conjunto segundo suas identificações pessoais, em diferentes processos de trabalho, tais como: encenação, cenografia e figurinos, trilha sonora, contra-regragem, iluminação, etc.
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