Escolher a escola ideal para seu filho não é fácil, especialmente porque um erro nesse momento pode trazer consequências negativas ao desenvolvimento e bem estar das crianças. Para ajudá-lo nessa tarefa, respondemos as principais questões das famílias sobre Educação Infantil e preparamos um infográfico com dicas para escolher a escola de seu filho.
A Educação Infantil é uma etapa muito importante na escolarização, pois atende a crianças pequenas em um momento de desenvolvimento social, emocional e intelectual e deve responder às especificidades dessa fase. O papel da escola nesse período é promover a interação entre crianças e seus pares (outras crianças e adultos), convidá-las, por meio da brincadeira, a conhecerem mais do mundo e de si. É momento de brincar, relacionar-se, experimentar e investigar. Na Projeto Vida, enxergamos a criança como sujeito ativo e seus questionamentos são a fonte principal de sua aprendizagem. Assim, estimulamos suas curiosidades e perguntas em um processo de investigação em parceria entre educador e criança.
Na Educação Infantil, o espaço tem um papel muito importante. Deve ser estimulante e desafiador, com ambientes internos flexíveis - que admitam diferentes configurações e usos - e áreas externas ricas em elementos naturais - terra, árvores frutíferas, horta, animais, pássaros soltos. Observe se as paredes da escola apresentam as produções das crianças e se esses trabalhos revelam processos em que os alunos foram protagonistas. Além disso, as relações entre as crianças e com os adultos devem ser baseadas no respeito e interesse recíproco. Vistos como sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem, os alunos devem ter acesso a materiais interessantes, a elementos de pesquisa e recursos tecnológicos. A escola deve ser moderna, inovadora e consciente do ponto de vista social e sustentável.
Na Educação Infantil, o espaço tem um papel muito importante. Deve ser estimulante e promover a interação, a investigação e desenvolvimento psicomotor da criança. Os ambientes internos devem ser flexíveis, podendo ser montados em diferentes configurações e para usos diversos. Também é fundamental o acesso a uma área externa rica e desafiadora - porém segura -, que permita o contato com a natureza. O senso estético deve ser levado em conta, evitando cores gritantes e imagens de personagens da mídia, respeitando a necessidade das crianças de poderem descansar o olhar ao mesmo tempo em que têm elementos interessantes ao seu alcance. As paredes devem apresentar as produções das crianças, revelando o protagonismo das crianças nos processos de aprendizagem e criação.
O contato com a natureza é importante em todas as fases da vida, mas na infância tem um papel ainda mais central, pois é o momento em que estamos nos desenvolvendo e formando nossa base emocional e de valores. Uma escola com área verde, árvores, terra, flores e pássaros soltos permite que a criança circule ao ar livre e observe os ciclos externos e, então, faça relações com seu próprio funcionamento. A natureza fornece às crianças um verdadeiro universo de investigações! Atualmente, vivemos nas grandes cidades em apartamentos e lugares fechados e restritos, privando as crianças de terem contato diário com a natureza. Além do acesso ao ambiente natural, também é importante que a escola tenha educadores atentos à natureza, para ajudar o grupo a observar e fazer conexões. Cuidar dos animais e das plantas, cultivar, ver crescer e se desenvolver, entender suas necessidades é também uma maneira de entender nossas próprias necessidades.
O início da vida escolar ou a entrada em uma nova escola são momentos importantes na vida das crianças. A adaptação deve respeitar o tempo de cada uma, até que ela se sinta segura no ambiente ainda desconhecido. Alguns aspectos são fundamentais para que a adaptação seja bem sucedida:
Assim, é fundamental dizer a verdade para a criança em todas as situações. O tempo necessário para estabelecer o vínculo inicial com a professora ou auxiliar de sala é de cerca de sete a dez dias e, aos poucos, seu círculo de contatos aumenta até que se sinta segura.
Uma formação acadêmica sólida é fundamental para garantir a qualidade da equipe docente. Todas as turmas de Educação Infantil na Escola Projeto Vida têm pelo menos duas educadoras, sendo uma professora titular e uma auxiliar. As professoras de sala são pedagogas formadas e as auxiliares são formadas ou em processo de formação em Pedagogia. Grande parte da nossa equipe tem pós-graduação, cursos de extensão e de atualização. Além disso, temos um processo de formação continuada permanente na Projeto Vida, com reuniões formativas semanais. Também mantemos um Centro de Formação Continuada para profissionais da Educação - o FOCO - que oferece descontos para professores da escola.
Nossos grupos têm o limite de 18 crianças, sendo no máximo 6 por adulto para o G2 (turmas com mais de 12 crianças têm uma professora e duas auxiliares). Para o G3, G4 e G5, temos o máximo de 20 crianças por turma, com uma professora e ao menos uma auxiliar. Para o 1º ano, o limite é de 22 crianças, também com uma professora e ao menos uma auxiliar.
Acreditamos numa criança potente, criativa e em movimento, curiosa diante do mundo e atenta à sua realidade. Compartilhamos a concepção de criança exposta no documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que entende a criança como “um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e sociedade, produzindo cultura”. Na Educação Infantil desenvolvemos um trabalho pautado no acolhimento, no respeito à infância, no olhar cuidadoso e na escuta atenta às crianças.
Definimos alguns pilares que estruturam nosso trabalho e que são a base de nossas atuações e do planejamento das situações de aprendizagem. Nesse sentido, podemos dizer que são conteúdos transversais, pois perpassam todas as nossas propostas pedagógicas: as interações, a brincadeira e a educação em valores. Desde muito pequenas, as crianças são capazes de interagir com o mundo, a partir dos recursos que lhes são oferecidos. Dessa forma, praticamos uma pedagogia que entende que o avanço do conhecimento se dá nas interações da criança com seus pares, com os adultos e com um ambiente preparado com cuidado.
Na Projeto Vida, temos a brincadeira como eixo norteador do planejamento, mas vamos muito além, aproveitando tudo o que esta brincadeira pode oferecer como aprendizagem, sem que se dissocie da diversão. Nossa proposta se apoia na construção cultural e lúdica, pautada em uma ética que contribui com a formação de um sujeito capaz de cuidar de si e se colocar no lugar do outro, para que tenha condições de agir no mundo, guiado por princípios éticos e morais.
Na Educação Infantil, não utilizamos um material didático padrão, aplicado para todos as turmas de uma determinada série, com exceção das aulas de inglês, que utilizam o material do método Cultura Inglesa. Desenvolvemos projetos ao longo do ano, em parceria entre crianças e educadores. Assim, o material é criado de acordo com o que cada grupo está investigando, os conhecimentos prévios sobre o assunto e o que pode ser desenvolvido.
Na Educação Infantil, as crianças se aproximam bastante dos processos de leitura e escrita. Investimos muito na oralidade, em boas situações de conversa e de leitura. Existe uma literatura específica para bebês e crianças pequenas. Nos grupos 3 e 4, as crianças fazem muitos trabalhos artísticos e começam a se interessar pela escrita, apoiadas em uma referência forte: o próprio nome. Não temos a pretensão de alfabetizar, mas isso acontece naturalmente, pois é relacionado ao conhecimento de mundo. Boa parte das crianças chega ao primeiro ano do Ensino Fundamental quase alfabetizada e bastante apropriada dos números e sistema de numeração.
A Base Nacional Comum Curricular estabelece os campos de experiência que devem ser cobertos pela Educação Infantil:
As propostas desenvolvidas no dia a dia com as professoras polivalentes contemplam esses campos de experiência, que são ainda mais enriquecidos por aulas com professores especialistas em música, corpo e movimento e inglês. Na Projeto Vida, as crianças da Educação Infantil têm uma forte vivência da língua inglesa por uma hora todos os dias (veja mais informações sobre o ensino de inglês na próxima pergunta).
Nossos alunos aprendem a língua inglesa através de atividades variadas, integradas à rotina e aos demais campos de experiência. Na Projeto Vida, o inglês é utilizado como meio de comunicação e instrução, e não como objeto de estudo. Aprende-se em inglês! Nossa proposta é baseada em experiências bem sucedidas do Canadá e Estados Unidos e as aulas de língua inglesa estão em consonância com nossos princípios e valores e totalmente integradas à proposta pedagógica. Como a exposição ampliada ao idioma favorece o maior domínio da língua estrangeira, desde 2018, ampliamos ainda mais a carga horária das aulas de inglês na Educação Infantil, atingindo uma hora diária. Além da ampliação da carga horária, as aulas regulares de inglês passaram a usar o mesmo método e material pedagógico de nosso curso complementar, a Cultura Inglesa.
Sim, existe uma avaliação contínua do desenvolvimento de cada criança e do grupo. As Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil prevê que a criança deve ser avaliado individualmente e em relação a ela mesma, não em relação ao grupo: como essa criança chegou, como está o processo de aprendizagem e como ela sai. Apesar de a avaliação ser contínua, os pais a recebem de forma pontual, em murais virtuais mensais que revelam trajetórias do grupo, em atendimentos individuais com a professora, em reuniões de pais e em um relatório alimentado ao longo do ano e entregue no final do ano letivo. Além disso, as famílias têm acesso à escola sempre que desejarem ou necessitarem.
Mantemos o 1º ano do Ensino Fundamental no espaço da Educação Infantil para facilitar a transição entre os dois segmentos. Essa transição já implica em uma mudança estrutural grande para as crianças e consideramos um facilitador estar em um ambiente em que ela esteja familiarizada - isso vale também para as crianças vindas de outras escolas, pois o espaço da Educação Infantil mantém elementos em comum ao que elas já conhecem. Ao longo do 1º ano, realizamos uma série de ações para aproximar e adaptar crianças e famílias ao Ensino Fundamental I e ao espaço ocupado a partir do 2º ano. Isso permite uma ruptura menor e uma transição saudável.
Na Projeto Vida, acreditamos que a alimentação é uma esfera muito importante da vida, da socialização e da educação das crianças. Em todos os segmentos, do berçário ao Ensino Fundamental II, zelamos no cuidado com a alimentação e orientação nutricional. Contamos com uma nutricionista todos os dias na escola para elaborar o cardápio, orientar equipe e pais e acompanhar as especificidades das crianças e temos uma cozinha exclusiva para o preparo de refeições. Casos de restrições alimentares são tratados individualmente, de acordo com as prescrições e orientações médicas. Crianças que ficam período estendido almoçam na escola, com cardápio definido pela nutricionista e com diferentes opções de variedade, sucos e frutas.Todo o consumo é registrado e os pais das crianças menores recebem diariamente o relatório de consumo.
Oferecemos as duas opções. Temos o lanche preparado em nossa cozinha e sob supervisão de nutricionista, com frutas, sucos naturais, lanches e pães saudáveis. As famílias que preferirem podem mandar o lanche de casa, com a orientação para que façam escolhas saudáveis e não incluam alguns itens, como balas e biscoitos recheados. Algumas famílias optam por enviar o lanche, mas adquirir o suco da escola, totalmente natural e feito na hora.
A rotina é estabelecida pela professora junto com o grupo. Fixo: horários de entrada e saída, refeições, aulas com especialistas. A escola define horários fixos para cada grupo: parque, inglês. O horário definido pela professora com o grupo tem regularidade, a rotina também se diversifica para oferecer momentos de todo o grupo junto, de agrupamentos menores, dentro e fora da sal, brincadeiras mais concentradas, mais corporais, de leitura. A rotina vai se tornando diversificada para a criança não ficar um longo tempo numa condição. Dentro do planejamento de diversidade, há uma regularidade. Mas também é flexível para lidar com os imprevistos. Três princípios norteadores: regularidade, flexibilidade e diversidade. Dentro de um contexto de continuidade. A coisa não vai se repetindo, vai aprofundando.
As aulas da manhã acontecem das 8h às 12h e as aulas da tarde, das 13h30 às 17h30. A Escola Integrada, nosso programa de período integral, funciona das 7h às 19h e as horas são contratadas de acordo com a necessidade de cada família.
O alicerce do trabalho e da ação com as crianças é o tempo de qualidade. Tempo de quintal, de convívio, de sons, de aromas da infância. O universo da criança é vivido a seu ritmo para que ela o explore, descubra, reviva e para que revisite experiências. A pesquisa, a exploração de materiais e temas de interesse do grupo são os norteadores de uma rotina lúdica, leve, e repleta de vivências tecidas na sensibilidade, curiosidade e intensidade das crianças.
O alicerce do trabalho e da ação com as crianças é o tempo de qualidade. Tempo de quintal, de convívio, de sons, de aromas da infância. O universo da criança é vivido a seu ritmo para que ela o explore, descubra, reviva e para que revisite experiências. A pesquisa, a exploração de materiais e temas de interesse do grupo são os norteadores de uma rotina lúdica, leve, e repleta de vivências tecidas na sensibilidade, curiosidade e intensidade das crianças.
A Escola Integrada é um ambiente diferenciado que reúne crianças de diferentes idades. Espaço de brincadeira e investigação, com projetos que perseguem os interesses dos alunos. Horta, culinária, construções, arte com elementos naturais, contação de histórias e muito contato com nosso quintal repleto de natureza são apenas algumas das atividades desenvolvidas na Escola Integrada.
Oferecemos uma série de cursos complementares com o objetivo de ampliar ainda mais a formação cultural de nossos alunos. As modalidades disponíveis para a Educação Infantil são: ballet, judô, capoeira, circo, futsal e teatro.
Desenvolvemos um projeto pedagógico sólido com base nos seguintes pilares:
Sim, oferecemos 10% de desconto para o segundo irmão e 15% para o terceiro.
Oferecemos bolsa social a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, com base em critérios definidos da Secretaria da Fazenda e da Secretaria da Educação. A seleção é feita a partir de análise da ficha financeira da família e grau de aprendizagem do aluno. A renovação do benefício é anual e a abertura de novas vagas depende da reavaliação das famílias atualmente contempladas.
Pedidos de desconto, por sua vez, são analisados com base na renda e situação vivida por cada família, mediante entrega de documentação comprobatória, e variam de 0 a 20%.
As mensalidades na Projeto Vida custam a partir de R$ 3.040,00, variando conforme a série, número de horas e serviços opcionais contratados (Escola Integrada, alimentação e cursos complementares). Informações específicas sobre a série de seu interesse podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2236-8345.
Adotamos o monitoramento por câmeras somente da rua e portaria, com foco na segurança e maior controle de acesso às nossas instalações. Optamos por não monitorar nossas áreas internas, pois observamos que escolas com essa escolha geralmente sentem a necessidade de vigiar equipes e alunos o tempo todo. Cuidamos muito da seleção de nossos profissionais, o que nos permite uma confiança grande tanto nos aspectos pessoais quanto na habilidade técnica. Acompanhamos a formação e a coerência ética enquanto ser humano e acreditamos que essas qualidades não são captadas por câmeras.
Consideramos a formação cultural um princípio e por isso prevemos ações intencionais dirigidas aos alunos, funcionários e famílias.
Consolidamos ações que viabilizam a defesa e a prática da dignidade humana, o respeito às diferenças, solidariedade, e às leis e às formas simbólicas de inserção do sujeito nas instâncias coletivas.
A história da Escola Projeto Vida está solidamente apoiada em valores humanos e éticos e na convicção de que princípios democráticos e o exercício da cidadania são também pilares do seu fazer pedagógico.
Oferecemos situações de ensino que possibilitam o protagonismo do aluno, a aprendizagem com significado - sentido e contextualização, desafios, criatividade, colaboração e uso de novas tecnologias.