COMPLEMENTO
LÍNGUAS ADICIONAIS - INGLÊS E ESPANHOL

COMPLEMENTO
Línguas adicionais na Projeto Vida - Inglês e Espanhol

Metodologia Comunicativa

Na Escola Projeto Vida, empregamos a Metodologia Comunicativa, pois a função primordial de uma língua é a comunicação. Sua aprendizagem acontece a médio e longo prazo, por meio de exposição, construção raciocinada, experiências significativas e sistematização.

A aquisição de línguas adicionais amplia horizontes, permite acesso ao patrimônio cultural mundial e, principalmente, possibilita trocas com interlocutores de outras nacionalidades e culturas, condição imprescindível na ordem social em que nos encontramos.

Os alunos da Escola Projeto Vida têm aulas em inglês desde os 3 anos de idade e de espanhol a partir do 6º ano, ininterruptamente, até o 3º ano do Ensino Médio, o que lhes confere carga horária suficiente para atingir o nível de independent user destas línguas, ou seja, ao final da escolaridade, os estudantes têm domínio suficiente dos idiomas adicionais, de modo a usá-los de forma eficiente para se comunicarem com outras culturas, refletir e atuar sobre o mundo, e transitar no universo social, acadêmico e profissional, de maneira autônoma.

INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na Educação Infantil os encontros têm a finalidade de ensinar simultaneamente o idioma e conteúdos de diferentes áreas, em que a língua assume o papel de ferramenta de comunicação. Nessa abordagem, denominada CLIL - Content and Language Integrated Learning (Aprendizado Integrado de Língua e Conteúdo), vivenciam experiências interdisciplinares e a aquisição do idioma se dá de maneira natural, com a gramática assimilada pelo seu uso. Os professores criam necessidades comunicativas levando para a sala de aula o principal recurso para apresentação, exploração e prática da língua que é o brincar. As crianças se envolvem em jogos com palavras, brincadeiras com ritmo, rimas, cantam músicas, ouvem histórias, criam diálogos, simulam situações e participam de atividades condizentes ao desenvolvimento e interesses da faixa etária. Os professores nesse momento, têm a função pedagógica de serem modelos de comunicação. Por meio dessas vivências, os estudantes elaboram seus conhecimentos, analisam e se apropriam de padrões gramaticais de uma maneira natural, sem a necessidade de exposição às regras ou à sua tradicional hierarquia.

Parceria com a Cultura Inglesa

A Escola Projeto Vida conta com a parceria da Cultura Inglesa no ensino de inglês. Na grade curricular da Educação Infantil, a partir dos 3 anos de idade, as aulas são de 60 minutos diários, totalizando 5 horas semanais. Estas aulas são ministradas por professores da Projeto Vida, que são acompanhados/as pela coordenação, direção e assessores pedagógicos da escola.

Expectativas de aprendizagem

Na fase da Educação Infantil é esperado que as crianças usem o inglês para brincar, contar, ouvir histórias, solicitar objetos, cantar e socializar com seus pares, ou seja, sintam-se à vontade para agir e interagir em situações de seu cotidiano na língua adicional.

INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as aulas de inglês têm a finalidade de ensinar simultaneamente o idioma e conteúdos de diferentes áreas, em que a língua assume o papel de ferramenta de comunicação. Nessa abordagem, denominada CLIL - Content and Language Integrated Learning (Aprendizado Integrado de Língua e Conteúdo), as atividades trazem temas interdisciplinares e a aquisição do idioma se dá de maneira natural, com a gramática assimilada pelo seu uso. As propostas de cada aula partem de vivências dos estudantes e oferecem oportunidades de prática oral, produção de textos,compreensão da língua falada e escrita. Os estudantes elaboram seus conhecimentos, analisam e se apropriam de padrões gramaticais de uma maneira natural, sem a necessidade de exposição às regras ou à sua tradicional hierarquia.

Parceria com a Cultura Inglesa

A Escola Projeto Vida conta com a parceria da Cultura Inglesa no ensino de inglês. Do 2º ao 5º ano, os estudantes têm sete aulas de inglês semanais, com 50 minutos cada, totalizando mais de cinco horas de exposição ao idioma por semana no currículo regular. Essas aulas são ministradas por professores da Projeto Vida, que são acompanhados pela coordenação, direção e assessores pedagógicos da escola.

Expectativas de aprendizagem

Ao terminar do 5º ano do Ensino Fundamental, os estudantes têm nível básico, portanto é esperado que sintam-se à vontade para agir e interagir em situações de seu cotidiano, como fazer pedidos em um restaurante ou compras em uma loja, perguntar e responder questões sobre si, pessoas próximas e sobre o mundo que os/as cerca. Espera-se também que produzam e participem de diálogos, escrevam textos com ajuda e desenvolvam estratégias de leitura, ampliando suas possibilidades de acesso ao conhecimento.

INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS, E ENSINO MÉDIO

A partir do 6º ano, as aulas de inglês têm a finalidade de ensinar simultaneamente o idioma e também conteúdos de diferentes áreas, em que a língua assume o papel de ferramenta de comunicação. Nessa abordagem, denominada CLIL - Content and Language Integrated Learning (Aprendizado Integrado de Língua e Conteúdo), as atividades trazem temas interdisciplinares e a aquisição do idioma se dá de maneira natural, com a gramática assimilada pelo seu uso. As propostas de cada aula partem de vivências dos estudantes e oferecem oportunidades de compreensão da língua falada ou escrita, prática oral e redação. Os estudantes elaboram seus conhecimentos, analisam e se apropriam de padrões gramaticais de uma maneira mais natural, sem a necessidade de exposição excessiva às regras ou à sua tradicional hierarquia.

Parceria com a Cultura Inglesa

A Escola Projeto Vida conta com a parceria da Cultura Inglesa no ensino de inglês. Os alunos do 6º e 7º ano têm três aulas de inglês semanais. No 8º e 9º ano do EF têm duas e no Ensino Médio, eles têm duas aulas com 50 minutos cada, no currículo regular. Essas aulas são ministradas por professores da Projeto Vida, que são acompanhados pela coordenação, direção e assessores pedagógicos da escola.

Expectativas de aprendizagem de inglês

Nos anos finais do Ensino Fundamental, é esperado que os alunos sejam capazes de participar de discussões expressando opiniões, fazer apresentações orais, desenvolver estratégias de leitura trabalhando com diferentes gêneros literários além de exercitar a escrita de mensagens, relatos pessoais, textos descritivos, e roteiros para criação de vídeos. No Ensino Médio, é esperado que os alunos sejam capazes de compreender a língua falada, ler artigos jornalísticos e científicos, escrever artigos de opinião, resenhas e contos, tendo, assim, as ferramentas necessárias para se expressarem na língua inglesa de maneira autônoma nas esferas social, acadêmica e profissional.

ESPANHOL

A partir do 6º ano os alunos têm, na grade curricular, aulas de espanhol. A inclusão do espanhol no currículo possibilita a formação de um com domínio do idioma oficial do Mercosul, além da sua língua de berço e do inglês.

Expectativas de aprendizagem de espanhol

É esperado que, ao longo de sua carreira de estudante de espanhol na Projeto Vida, os alunos ampliem seu repertório cultural de modo a serem capazes de participar de discussões expressando opiniões, fazer apresentações orais, escrever textos autorais e desenvolver estratégias de leitura para compreender variados gêneros textuais, tais como narrativas, reportagens, artigos científicos propaganda, notícias etc.

Certificação internacional em inglês

Os certificados de Cambridge representam uma marca de excelência e carregam o selo de qualidade de uma das universidades mais respeitadas de todo o mundo. Eles conferem prestígio e credibilidade aos indivíduos que os incorporam a seus currículos, pois são reconhecidos no Brasil e no exterior por mais de 23 mil instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais como comprovantes de conhecimento de inglês.

Desde 2023 a Projeto Vida oferece exames de Cambridge a alunos a partir do do 8º ano, em caráter opcional, incentivando-os a prestarem estes exames pelo diferencial que representam, e por possibilitarem aos estudantes o acompanhamento do próprio progresso no aprendizado da língua inglesa. Os exames são aplicados nas dependências da Escola Projeto Vida pela Cultura Inglesa, e a escola oferece aulas preparatórias gratuitas aos interessados. De acordo com seu grau de proficiência em língua inglesa o estudante presta o nível A2, B1 ou B2, que são parâmetros do CEFR - Common European Framework of Reference (Quadro Europeu Comum de Referência). O nível A2, cujo exame é conhecido como KEY, atesta, em termos gerais, a capacidade de comunicação em situações cotidianas, o nível B1, com o exame denominado PET (Preliminary English Test) atesta compreensão do conteúdo essencial de textos e a capacidade de participação em uma discussão técnica sobre assunto familiar, e o nível B2, com o FCE (First Certificate of English) atesta compreensão de conteúdos concretos ou abstratos e a capacidade de participação em uma discussão técnica.

LIVE ENGLISH - Inglês complementar do 2º ao 6º ano

O programa Live English é uma proposta opcional, no contraturno, para as famílias que têm o desejo de ampliar a qualificação em inglês de suas crianças. Ele é composto de um curso de inglês, duas vezes por semana, estruturado pela Cultura Inglesa e ministrado por professores da Projeto Vida, com uma carga horária de 6 horas semanais, além de um leque variado de atividades no campo dos esportes e das artes, desenvolvidas em língua inglesa e oferecidas de forma optativa.

INGLÊS COMPLEMENTAR - do 7º ao 9º ano

O Inglês Complementar do 6º ao 9º ano é uma proposta opcional, no contraturno, para as famílias que têm o desejo de ampliar a qualificação em inglês de seus filhos e filhas.. Ele é composto de um curso de inglês, duas vezes por semana, estruturado pela Cultura Inglesa e ministrado por professores da Projeto Vida, com uma carga horária de 6 horas semanais, que ampliam o repertório cultural e educacional dos alunos.


VEJA TAMBÉM

icone da projeto vida bonecos coloridos de mãos dadas
acontece escola leitura compartilhada

LEITURA COMPARTILHADA

A leitura compartilhada permite o trabalho com a ampliação da proficiência dos alunos no que se refere à leitura de textos mais extensos e complexos, programando a leitura parte a parte.

acontece shantala bebes

SHANTALA PARA BEBÊS

Conheça nossa proposta de aplicação da Shantala no berçário.

acontece logo foco

FOCO - CENTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Voltado para o aprimoramento de profissionais da educação, a partir da transmissão e do aprofundamento da nossa proposta educacional diferenciada.

acontece mind fulness

MINDFULNESS

Em uma sociedade com informações e estímulos cada vez mais rápidos e intensos, focar no presente é uma habilidade preciosa.

acontece escola integrada

ESCOLA INTEGRADA

Chamamos de Escola Integrada o espaço e o tempo em que os alunos estão na escola além do período pedagógico da manhã ou da tarde.

acontece escola saida pedagogica

SAÍDAS PEDAGÓGICAS

As saídas pedagógicas acompanham o desenvolvimento da proposta pedagógica, portanto podem variar de acordo com os projetos de cada grupo.